Últimas Notícias

24/07/2020

Entre varejistas, isolamento social impactou de forma distinta mulheres e homens

Para entender o impacto desse momento de pandemia na vida pessoal e profissional, o grupo Mulheres do Varejo  realizou pesquisa com homens e mulheres que trabalham de forma direta ou indireta com o varejo e percebeu que os sentimentos causados pelo isolamento social são percebidos de forma distinta entre os gêneros.

Enquanto para 39% dos homens não houve medo nem pavor – somente um ajuste na rotina – apenas 18% das mulheres sentiram o mesmo. Outra constatação é de que as mulheres se cobraram mais, no início, com relação à "produtividade extra”, a exemplo de participação em cursos, acompanhamento de Lives e prática de exercícios físicos. 

Sintomas físicos

O impacto físico também foi sentido de forma diferente. Metade dos homens não relatou nenhum sintoma físico, já entre as mulheres apenas 1/3 podem dizer o mesmo. Entre os entrevistados, de ambos os gêneros, a insônia foi o incômodo físico mais citado.

Necessidade de adaptação

De acordo com o estudo do grupo Mulheres do Varejo, a adaptação ao isolamento social para metade das mulheres e dos homens foi mais difícil no início, sobretudo para estabelecer uma nova rotina. As mulheres se sentem sobrecarregadas, embora a percepção dos homens seja diferente em relação às suas esposas/companheiras. Segundo a pesquisa, para 1/4 das mulheres a maioria das tarefas domésticas ficou sob a sua responsabilidade, enquanto que metade dos homens acredita que dividem e continuam dividindo as tarefas domésticas com elas. A missão de acompanhar e interagir com os filhos e ajudá-los no home schooling também recai muito mais sobre elas.

Considerando a nova rotina no trabalho, também tem sido difícil para as mulheres: 2/3 delas não se sentem confortáveis e apresentam dificuldades de conciliar a nova rotina profissional com as tarefas domésticas. Embora a metade dos homens ache que as mulheres estão dando conta, há a percepção de que elas estão trabalhando muito mais, algo que, somado a uma grande carga de tarefas doméstica, as deixa muito cansadas.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados