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22/11/2021

Rede Bom Vizinho muda estratégias para incrementar vendas, com foco em produtivi

Com 30 anos de existência, 15 lojas de supermercados, um Centro Distribuição e três unidades em construção, a rede Bom Vizinho do Grupo Pinheiro tem orgulho de seu investimento  constante, para aumentar a produtividade do negócio e atender melhor o consumidor.
A rede adota, por exemplo, o conceito de loja dentro da loja, com o açougue Fribal e os produtos saudáveis das marcas De Bem, e Vida e Biofit. E na área Gastronomia oferece cardápios que incluem do café da manhã ao jantar e garantem alta frequência às lojas. “A padaria é reconhecida por seu mix de pães especiais e o sortimento de bebidas, elogiada pela sua variedade de rótulos,” orgulha-se Honório Pinheiro, presidente do Grupo.

Entre outras fortalezas, a rede sempre ajusta o sortimento e introduz novos produtos de acordo com as necessidades e tendências de consumo. Um exemplo recente é o de alimentos veganos, que ganhou espaço nas prateleiras.

A empresa tem contratado executivos dedicados à área de inovação, além de criado comitês para revisão de processos e parcerias estratégicas. “Desenvolvemos em parceria com a Universidade de Fortaleza um sistema de estoque inteligente, que opera com histórico de vendas, projeções futuras, e com monitoramento das datas de pedidos e do nível de serviço dos fornecedores”, comenta Pinheiro.

Com a ajuda de algoritmos, redes neurais e inteligência artificial, o sistema calcula a quantidade certa de compra e abastecimento de cada produto, o que reduz as rupturas.

A redução de perdas é outro tema importante. O Comitê de Perdas implanta ações como a compra de hortifrútis direta do agricultor, cujos produtos são rastreados e monitorados da produção até a chegada à gôndola. “O sistema de estoque inteligente reduz os excessos de produtos e ajuda a controlar as perdas,” acrescenta. No ano passado, a empresa atingiu R$ 443 milhões em vendas.

Loja com cinema e parque infantil

A ampliação de área de vendas, adequação de layout, modernização dos equipamentos, implantação de mais serviços também consta da estratégia da organização. A loja da cidade de Itapipoca foi completamente reformada e ganhou uma área de entretenimento com 2 salas de cinema e parque infantil, além de farmácia e espaço para novas lojas e serviços. Segundo Honório Pinheiro, é uma loja destino para os clientes.

CRM, 84% das vendas identificadas

2021 foi o ano de investimento em inovação tecnológica. A empresa implantou plataforma para o gerenciamento das gôndolas, a fim de aumentar o lucro de categorias e dos produtos. Deu também impulso ao CRM (Pin Clube é o nome do Programa de Fidelidade), para gerar receita incremental, aumentar a margem, ampliar a parceria com fornecedores. Hoje, tem cerca de 600 mil clientes cadastrados e 84% das vendas, identificadas. “O cliente tem acesso a nossas campanhas de ofertas, pontuações e sorteios e, em breve, iniciamos a versão 3.0 que agregará novos benefícios”, explica o executivo. O foco é fazer promoções e gerar experiências cada vez mais personalizadas.

Restaurante ou lanchonete

Todas as lojas têm estrutura gastronômica com mix amplo e diferenciado. “É uma área com self service, sushi, cafeteria e ambiente agradável para bons encontros,” afirma Pinheiro.


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